domingo, 25 de julho de 2010

"A bruxa de Portobello" - Paulo Coelho

Desde que entrei na faculdade, sempre ouvi dizer que Paulo Coelho era uma grande porcaria, que não podia ser considerado literatura. E sempre que eu lia as colunas nos jornais, realmente achava ruim, uma grande viagem! Só que livro mesmo eu nunca tinha lido! Resolvi então que era o momento. Pra criticar, devo ter conhecimento de causa. Então, comecei a ler "A bruxa de Portobello".

Não, definitivamente não é o melhor livro que li na minha vida. Mas passa longe de ser o desastre que sempre ouvi dizerem. Isso só reforça minha idéia de que muitos que conheço na universidade se fazem passar por intelectuais sem ser tanto quanto dizem. Mas, enfim, não foi deles que vim falar, mas sim do livro.


Segue então a sinopse que encontrei no site OyO, pra vocês terem uma idéia de o que se trata o livro: "Quem é Athena? Uma órfã abandonada por sua mãe cigana na Transilvânia. Uma menina levada por seus pais adotivos para Beirute. Uma funcionária de um grande banco em Londres. Uma bem-sucedida vendedora de imóveis em Dubai. Uma sacerdotisa de Portobello Road. Athena é a personagem principal do livro A Bruxa de Portobello. Sua história é narrada por aqueles que conviveram com ela. Sua mãe adotiva, um jornalista interessado em vampirismo, um padre, um professor de caligrafia e uma atriz, entre outros. Os diferentes narradores traçam perfis contrastantes da personagem, combinando acontecimentos, impressões, suas próprias crenças e lembranças".

E, bem, pra quem critica sem ter lido, acho que vale a pena conhecer, nem que seja pra ter certeza de que realmente é ruim. =)

Abaixo vai um vídeo do YouTube em que Paulo Coelho fala um pouco sobre este livro. A propósito, nunca tinha escutado a voz dele e se tem algo que realmente me espantou, foi isso. =)

0 comentários:

Postar um comentário