domingo, 9 de junho de 2013

Teatro - "Lima Barreto, ao terceiro dia"

Com 15 minutos de atraso, entramos no Teatro Dulcina para assistir ao espetáculo "Lima Barreto, ao terceiro dia", aquele que traz Nando Cunha (o "Percoço", de Salve Jorge) no papel principal.

Mas acho que perder o começo não afetou muito o entendimento da peça. Pelo menos eu me emocionei muito! O espetáculo conta a história de 3 dias na vida de Lima Barreto dentro do manicômio (pra onde foi depois de uma forte crise de alucinação), contados a partir de três perspectivas: o tempo real, do escritor já na velhice, vivido por Flavio Bauraqui; o passado, com Lima Barreto aos 30 anos, interpretado por Nando Cunha; e através dos personagens de "Triste Fim de Policarpo Quaresma", uma das maiores obras da nossa literatura. Foi neste livro que o autor mostrou seu lado combativo e revoltado com o Brasil em que vivia. 

O velho Lima Barreto tenta mostrar ao jovem (e, consequentemente, aos personagens) que toda esta ideologia não vai levar a nada, tanta revolta não será reconhecida. Mas o Lima da juventude e o revolucionário Policarpo tentam mostrar suas verdades. 

As atuações são ÓTIMAS, com personagens ao mesmo tempo cômicos e trágicos que, em uma mesma peça, te fazem querer rir e chorar. Além disso, QUE CENÁRIO É AQUELE, Brasil? Lindo de morrer! Muito bem feito, representando uma favela e com um jogo de luzes mostrando o amanhecer e o entardecer de forma simples e linda! A iluminação, aliás, é um dos grandes fatores que mexem com a emoção do público no espetáculo! Tudo muito bem feito e de muito bom gosto.

Outra coisa: eu nunca tinha ido ao Teatro Dulcina (Rua Alcindo Guanabara, quase do lado do Amarelinho) e, por fora, a gente realmente não dá nada por ele. Mas é lindo por dentro, com aquele aspecto de teatro antigo (que eu adoro!). Pena a Cinelândia ser tão vazia aos fins de semana à noite (eu estava com um medo sem fim do lado de fora, ainda mais quando se vai de ônibus!).

O fato é: vale demais a pena, gente! Acompanhem a página de "Lima Barreto, ao terceiro dia" no Facebook pra pegar mais informações

1 comentários:

Anônimo disse...

Tenho lido algumas "críticas" de teatro em que os jornalistas se limitam a citar somente o nome do ator que tem alguma fama na televisão, quando, na maioria das vezes, os melhores atores são os que se dedicam ao teatro, com uma longa carreira e um trabalho muito mais intenso e bonito!
Uma pessoa que vai escrever sobre uma peça deveria se informar mais e saber, ao menos, o nome dos atores e os longos anos dedicados ao teatro.
Esses jornalistas me passam a impressão de que nada sabem sobre arte, e que forma à peça, não pra ver cultura, mas pra ver o global a que se referiram. Lamentável!

Postar um comentário