segunda-feira, 6 de maio de 2013

Filme - "Somos Tão Jovens"

Estreia nos cinemas!

Depois que recebemos o Thiago Mendonça lá na MPB FM alguns dias antes da estreia, a vontade de ver este filme só aumentou! Antes da ida ao cinema, porém, li diversas críticas, a maior parte delas negativas, dizendo que o filme ficou aquém do esperado. Mas muitos destes críticos, creio, não leram antes a sinopse e sentiram falta da história da Legião Urbana nas telonas. Sendo assim, desde já vou advertir: o filme se passa dos 13 anos de Renato até o fatídico show da Legião no Circo Voador, com o estrondoso sucesso que a banda começava a ter. 

O objetivo principal é mostrar como se deu o início da criação artística de Renato, todas suas influências musicais e o quanto ele cresceu intelectualmente depois que precisou ficar dois anos trancado em casa por causa de uma doença.

E, em minha humilde e um pouco desentendida opinião, a vida de Renato não é lá essas coisas. Ele é um puta compositor, talvez o melhor que a música brasileira já tenha conhecido, ainda mais quando se leva em consideração o contexto em que cada uma de suas composições foi feita. É, ainda, dono de uma voz incrível, com um timbre diferenciado. Ou seja, artisticamente, é incontestável. Já quando o assunto é a vida pessoal... Não vejo, sinceramente, nada demais. Classe média, bem cuidado pelos pais (que, talvez, possam ter passado demais a mão na cabeça), usou drogas, bebeu demais, cheio de vontades e exageros. Na minha opinião... nada que encha de orgulho.

Mas é claro e evidente que o filme vale muito a pena. Não como exemplo a ser seguido, mas como conhecimento cultural, para entender todo o fenômeno Legião Urbana e o porque de suas músicas serem tão atuais, mesmo quase trinta anos depois.

Com relação aos atores, esses sim merecem todos os aplausos. O Thiago Mendonça (responsável por inúmeros papeis de peso, como Luciano, em "2 Filhos de Francisco") me ganhou na entrevista que deu à MPB FM no dia 29.04. Ele é INCRÍVEL, de uma educação e uma inteligência ímpares.  E sua atuação como Renato Russo realmente impressiona. Tanto pela semelhança física, quanto pelos trejeitos e pela incrível semelhança vocal (descoberta durante as gravações!). O ator que interpreta o Dinho Ouro Preto também tem bastante semelhança física, mas eu realmente amei o intérprete de Herbert Vianna! Incrível como a voz fica IDÊNTICA! Reparem só quando forem assistir (ele não aparece no trailer "/)!



2 comentários:

Fabiany Melo disse...

Ótimas críticas, Manu!

Adoreei seu blog. Bem atualizado, parabéns!

Besotes. =D

Dousseau disse...

Concordo com tudo que você disse. Mas dá mais um pontinho aí para o "Dinho Ouro Preto" porque também está igualzinho!!!!
Valeu ter assistido!

Postar um comentário